Conteúdo e Mídia

Mensagens

A sabedoria do Mestre Jesus nos chama muito a atenção. Seu interesse e empenho no ensino fizeram com que lançasse mão das mais diversas ferramentas da comunicação para se fazer entender. Aliás, comunicação não é o que se fala, mas o que se entende. Assim, as palavras e perguntas de Jesus estão registradas para extrairmos preciosas e atualizadas lições para nossa vida, pois são uma fonte inesgotável de ensino. Vamos continuar refletindo em suas perguntas para entendermos seus propósitos para nós.

Por que vocês estão incomodando esta mulher? Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso. Uma mulher se aproximou trazendo um vaso de alabastro com um perfume precioso e derramou sobre a cabeça de Jesus (Mateus 26.6-13). Os discípulos observaram as atitudes da mulher e se indignaram, consideraram um desperdício o que ela fez, assumiram uma posição de julgamento. Tiveram uma visão equivocada, foram insensíveis e não discerniram o momento com o Senhor. Jesus interrompeu a fala dos discípulos com uma pergunta. Ele elogiou a mulher e mostrou o quanto ela foi sensível à sua presença, pois o adorou, o serviu e o ungiu. Que sejamos vistos por Jesus como essa mulher e que ele trate o que nos incomoda quando olhamos para nossos irmãos e irmãs.

Qual o lugar da lâmpada? Aquele que era e é a luz do mundo, sabia, exatamente, onde o Pai o estava colocando para cumprir seu propósito. Em um ventre, em um corpo mortal, na manjedoura, entre pessoas comuns, em festas, à beira de um poço, em barcos, no caminho, no alto de uma cruz, no túmulo, à direita de Deus Pai, nos corações. Foi colocado pelo Pai em diversos lugares estratégicos para que houvesse revelação do que estava escondido e oculto. Então, qual o lugar da lâmpada? (Marcos 4.21-25).

De que adianta ganhar o mundo e perder a alma? Muitas vezes, estamos atrás de tantas coisas que nos atraem e que, para nós, têm valor, que corremos o risco de nos perder nessa busca. Ou ainda pior, perder nossa própria alma. Na pergunta de Jesus em Mateus 16.24-28 vamos refletir sobre quanto vale uma alma.

Quem é o maior? Pergunta pretensiosa, mas real. Não apenas para os discípulos, enquanto discutiam sobre qual deles era o maior, como para nós, hoje (Lucas 22.24-30). Queremos ter razão, mérito, reconhecimento, importância, e, por vezes, buscamos isso a todo custo. Perigoso, não é mesmo? Jesus, então, pergunta: Quem é o maior: quem está à mesa ou quem serve? Pergunta intrigante, resposta reveladora: no meio de vós, eu sou como quem serve.

Que as perguntas de Jesus encontrem em nós respostas prontas e alinhadas com seu precioso ensino, para que o mundo veja nosso testemunho e glorifique somente a ele.

Maria Helena Faleiros, Camila Palhão Zemuner, Pedro Leal Jr, Daniel Zemuner

Igreja IPI