Conteúdo e Mídia

Notícias

Uma das frentes de atuação do Instituto Esperança é o CAA, que tem auxiliado pessoas que buscam orientação para questões emocionais.

O Centro de Aconselhamento e Ajuda é um departamento do Instituto Esperança que oferece serviços de aconselhamento e ajuda individual (crianças, adolescentes e adultos), familiar e conjugal, gratuito à comunidade carente. Dentre outras atividades, fazemos: oficinas, reuniões, palestras que oportunizem o desenvolvimento humano.

Nossos atendimentos têm como foco o aconselhamento, que é diferente da psicoterapia comum. No aconselhamento, o tempo de intervenção é menor quanto ao número de sessões; no caso do CAA são dez sessões para atendimento a adultos, e vinte sessões para o atendimento a crianças e adolescentes.

O aconselhamento difere da psicoterapia tradicional também em relação às queixas que são atendidas e na forma de intervir. O profissional busca dar oportunidades ao aconselhado de explorar suas preocupações pessoais e ampliar as possibilidades de escolha, de forma a auxiliar na resolução dos problemas, na remoção dos obstáculos ao seu crescimento, e no reconhecimento e aplicação de seus recursos e suas potencialidades.

Nossos atendimentos têm como foco o aconselhamento às questões emocionais, de autoestima, de autoconfiança, dificuldades ou conflitos de relacionamentos interpessoais, tomada de decisões, resolução de problemas. No CAA, não trabalhamos com casos considerados graves ou urgentes, devido ao formato dos atendimentos e pela lista de espera. Por conta da alta procura, cada caso passa por uma triagem e então é inserido na lista para aguardar uma vaga de atendimento.

Por conta da pandemia, desde abril do ano passado, os atendimentos passaram a ser on-line, o que nos trouxe alguns desafios, visto que muitas pessoas têm dificuldades de acesso ou utilização dos recursos tecnológicos. Mas, apesar disso, com a graça de Deus, os atendimentos têm acontecido dentro das possibilidades de cada um.

Atualmente, contamos com nove voluntários, profissionais da área de aconselhamento, que dedicam um pouco do seu tempo para os atendimentos do CAA. Somos muito gratos pela equipe que Deus nos deu, pois tem abençoado e transformado muitas vidas com seu conhecimento, com muito amor e acolhimento.
 

Carolina Tambelini
Coordenadora do Centro de Aconselhamento e Ajuda